ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA

“…Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos das crianças. Ou seja: enquanto o professor se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, o orientador educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, entram aspectos que as crianças aprendem na escola de forma não explícita: valores e a construção de relações interpessoais. Por tratar diretamente das relações humanas, o orientador educacional pode ter suas funções confundidas com as de um psicológico. Essa confusão, no entanto, deve ser evitada, porque, embora também lide com problemas de convivência e com dificuldades de aprendizagem das crianças, a função do orientador se aproxima mais do aspecto pedagógico e não da dimensão terapêutica do atendimento. Para conseguir realizar seu trabalho, o profissional que ocupa esse cargo não pode ficar o tempo inteiro em sua sala, apenas recebendo alunos expulsos da aula ou que desrespeitaram um colega ou um professor. Ele só consegue saber o que está acontecendo na escola, entender quais são os comportamentos das crianças e propor encaminhamentos adequados quando circula pelos espaços e convive com os estudantes.”

(Fonte: A Orientação Educacional – Conflito de Paradigmas e Alternativas para a Escola, Mírian Paura S. Zippin Grinspun)

O Colégio Sapucaia conta com o setor de orientação Pedagógica que atende desde o Berçário até o Ensino Médio. É na Orientação pedagógica que professores, alunos e famílias encontram suporte para entender, melhorar e sanar dúvidas e conflitos que possam aparecer no dia a dia de cada um.

Pensando sempre no bem estar pedagógico e emocional dos nossos educandos, o Colégio Sapucaia através do setor de Orientação, trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a ele; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

Camila Veras

Fale com a Gente!