Vamos juntos melhorar o trânsito da nossa cidade?

Jornalismo Pais Atentos

Além de evitar acidentes, ações preventivas de segurança no trânsito contribuem para que os delitos como multas e ações disciplinares não aconteçam, ajudando a tornar nossa sociedade mais justa e humana.

Pedestre

• Nunca atravesse com o semáforo aberto para os veículos em circulação, não tenha pressa e nunca cruze na diagonal, use sempre a faixa de pedestres.
  • Ande sobre a calçada destinada ao pedestre, na ausência desta, ande o mais próximo possível do acostamento, sempre no sentido contrário ao da circulação dos veículos;
  • Mesmo estando em uma via de mão única, olhe sempre para os dois lados.
  • Suba e desça dos veículos quando estiverem completamente estacionados.
  • Fique sempre visível para o motorista, procure atravessar em locais com boa visibilidade e iluminação. Nunca desça de um ônibus e atravesse na frente dele e procure escolher um local onde não haja obstáculos que impeçam o motorista de vê-lo.
  • Evite cruzar ou atravessar as vias sobre pontes, viadutos, túneis e ladeiras.
  • Ao caminhar nas vias conduzindo animais procure sempre manter estes sob o seu controle, segurando-os com cordas ou correntes apropriadas;
  • Crianças abaixo de sete anos ou com alguma deficiência motora ou psicológica, não devem andar sozinhas em ruas movimentadas.

Na direção do seu carro

• Jamais falar ao celular ou navegar na web
  • Usar sempre o cinto de segurança.
  • Não dirigir com animais de estimação no colo.
  • Não dirigir com crianças no colo (elas devem estar sempre no banco de trás, com equipamento de segurança adequado)
  • Ao conversar com as pessoas, manter a atenção no trajeto, evitar virar-se para trás.
  • Usar sempre e corretamente a sinalização: Setas para a esquerda, direita e pisca alerta ao parar no acostamento são normas obrigatórias.
  • Usar constantemente os espelhos retrovisores.
  • Usar a faixa da direita em baixa velocidade e nunca parar na pista.
  • Ao passar por ônibus parado no ponto, reduzir a velocidade e observar se não há pedestres tentando atravessar a rua pela frente do veículo
  • Muito cuidado com peruas escolares, crianças podem atravessar de um momento para outro.
  • Não jogar nenhum tipo de lixo pela janela.
  • Evite parar em fila dupla, nem mesmo por alguns instantes. Procure dar o exemplo.

Ciclistas

• Bicicletas devem ser utilizadas sempre na mesma mão dos demais veículos, dê preferência aos locais que possuam ciclovias.
  • Procure usar roupas claras e sinalização apropriada, seja no uso diurno ou noturno.
  • Evite manobras perigosas nas vias públicas, não seja imprudente.
  • Em turma, procure andar sempre em fila indiana.
  • Respeitar a sinalização é primordial, bicicleta é um meio de transporte como qualquer outro e precisa obedecer às leis de trânsito.

Além de evitar acidentes, ações preventivas de segurança no trânsito contribuem para que os delitos não aconteçam, ajudando a tornar nossa sociedade mais justa e humana.