Kátia Reis
Odesenvolvimento dos filhos reserva aos pais desafios que nem sempre apresentam respostas fáceis de serem decifradas e em relação aos estudos, não é diferente.
Da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, os alunos têm um professor como principal referência e geralmente apresentam um bom desempenho. As atividades são desenvolvidas com menor esforço do aluno e “da família”.
No Fundamental II, observamos um aumento do número de disciplinas e consequentemente de professores. Há uma adaptação em relação às metodologias. Os professores e alunos passam por uma fase de conhecimento, até que o vínculo seja estabelecido. Além disso, muitas vezes muda-se o turno das aulas e observamos alunos acordando muito cedo e dormindo muito tarde.
Esta fase necessita ainda de um acompanhamento para a superação destas etapas e estabelecimento de uma rotina de estudos. A fase da pré-adolescência vem recheada de estímulos e novidades prestes a serem exploradas. Os hormônios estão em ebulição e a sexualidade pode mostrar-se aflorada.
No Ensino Médio, o estudante entra simultaneamente na adolescência. As reuniões com amigos, as baladas e os contatos pelas redes sociais se multiplicam. Há uma insegurança e inquietação em relação à escolha da profissão. Essa transição exige muita atenção por parte do aluno, da escola e da família.
A organização da rotina de estudos é um pré-requisito importante para o sucesso na vida acadêmica de filhos e tutelados. Seguem algumas orientações que podem contribuir para esse processo:
· Estabeleça contato periódico (via agenda, telefone, reuniões, atividades) com a escola, a fim de assegurar-se que tudo está caminhando como o esperado.
· Participe das atividades da escola. Seu filho(a) irá sentir-se valorizado e amparado.
· Acompanhe os comunicados/ informativos da escola.
· Organize juntamente com o seu filho(a), uma escala com os horários da semana, desde o período que ele acorda até o momento de dormir.
· Estabeleça o horário de acordar, alimentação, descanso, estudo, lazer etc. Neste horário deverá conter espaço para: realização das atividades de casa, leitura do conteúdo apresentado no dia, anotações das dúvidas observadas e organização dos livros e materiais para o dia seguinte.
· As lições de casa deverão ser realizadas diariamente (no horário da rotina de estudos).
· O conteúdo do dia deverá ser lido na mesma data, a fim de ser fixado na memória de longo prazo.
· Os livros e materiais devem ser preparados para o dia posterior, evitando assim o esquecimento.
· O ambiente de estudo deve ser tranquilo, arejado e iluminado;
· Para o estudo deverá ser colocado na mesa todo o material a ser usado.
· Elimine os fatores externos que possam atrapalhar a concentração, como celular, TV, computador e aparelho de som;
· Acompanhe as atividades noturnas do seu filho, a fim de que ele possa ter uma boa noite de sono, ou seja, a partir das 20h priorize momentos de relaxamento e leitura.
· Os exercícios físicos podem ser primordiais para a atenção, concentração, disciplina, interação com os colegas; habilidades motoras, etc.
Na escola sugere-se que o aluno tenha a seguinte postura:
· Esteja atento à explicação do professor (a) e faça anotações diariamente;
· Esclareça as dúvidas existentes e as que forem surgindo no decorrer da aula;
· Acompanhe a correção dos deveres de casa, das atividades de sala e das provas, procurando detectar o quê e por que ele teve dificuldade na resolução das questões.
· O hábito de estudo diário é uma postura de responsabilidade e autodisciplina essencial para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
Cabe salientar a importância de acompanhar e orientar as atividades do seu filho(a) nesta fase, participando das reuniões de pais da escola, a fim de compreender o rendimento pedagógico e global.
O desenvolvimento dos estudantes tem um ganho significativo com a parceria entre: escola / família / aluno
Copyright ® 2022 | Colégio Sapucaia | Desenvolvido por Create Comunicação
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |