Por Reinaldo Polido
– Sou ruinzinho de conversa
– Ruinzinho como?
– Ah, ninguém presta atenção no que eu falo.
– E o que você fala é interessante? Você ouviria alguém que fala como você?
– Sei lá. Acho que todo mundo conversa do mesmo jeito. Nunca pensei nisso.
– Então, vamos ver se você segue as cinco regras básicas da boa conversa.
– Ué, e desde quando conversa tem cinco regras básicas?
– Primeira. Você sabe ouvir?
– Ah, para com isso. Ouvir é só…ouvir. Às vezes não presto atenção, mas ouço.
– Pois é, ouvir não é só ficar olhando para o interlocutor com cara de coruja. É preciso dar sinais de que você acompanha a conversa. Acenar com a cabeça, com leves movimentos da sobrancelha, para mostrar surpresa, solidariedade, expectativa.
Além disso, use palavras e expressões de estímulo como, por exemplo, “é mesmo?”, “não acredito”. Cuidado também para não demonstrar que não vê a hora que o outro termine de falar para você dizer o que deseja.
– Entendi. Estou reprovado na primeira regra. E a segunda?
– Segunda. Você sabe contar histórias curtas e interessantes?
– Posso garantir com toda certeza: não.
– Comece a colecionar histórias curtas e interessantes. Faça um caderninho para poder se lembrar sempre. Toda vez que ouvir uma boa história, anote. E conte logo em seguida para alguém. Assim, além de aperfeiçoar a narrativa, será mais fácil guardar.
Fique antenado nos assuntos que nos rodeiam: música, literatura, arte, turismo, cinema, esportes. São temas que geralmente agradam. Atenção para não falar demais – gente prolixa é insuportável. Também não queira sair por aí dando aula, como se fosse um professor. Ninguém aguenta gente sabichona.
– Isso dá para fazer. E a terceira?
– Terceira. Você é espirituoso, bem-humorado?
– Às vezes. Tenho preguiça de fazer brincadeiras.
– Não precisa e nem deve bancar o bobo da corte. Mas uma conversa interessante deve ser regada com a leveza das tiradas espirituosas. Vale a pena treinar. Funciona principalmente a autogozação.
Algumas pessoas ficam sem graça e até chatas quando tentam brincar. Se depois de algumas experiências, perceber que este é o seu caso, é melhor não arriscar. Deixe as gracinhas de lado.
– Vou tentar. Acho que posso ser um pouco mais leve e bem-humorado.
– Quarta. Você sabe fazer perguntas?
– E desde quando pergunta tem jeito certo de fazer?
– É a segunda regra mais importante da boa conversa. Quem não sabe perguntar, não consegue manter conversas interessantes. Há dois tipos de perguntas: as fechadas e as abertas. Fazemos perguntas fechadas para iniciar uma conversa ou para mudar o rumo do assunto. Por exemplo, Quem? O Zé Roberto. Quando? No começo do ano. Onde? No restaurante vegetariano. Observe como as perguntas fechadas motivam a respostas rápidas e objetivas.
– E as perguntas abertas?
– As perguntas abertas instigam o interlocutor a falar mais. Por exemplo, Como? Por quê? De que maneira? Note que as perguntas abertas não permitem apenas respostas de sim ou não, de certo ou errado. Elas forçam a pessoa a elaborar mais o raciocínio.
– E a regra mais importante? Você disse que essa última era a segunda mais importante.
– Opa, criei expectativa em você. Falando nisso, eu não mencionei como uma das regras, mas criar expectativa é um recurso que você também pode acrescentar no pacote.
– Sim, você aguçou minha curiosidade, qual é a regra mais importante?
– Quinta. Tenha interesse verdadeiro pelas pessoas.
Por mais que você interprete, finja gostar ou se interessar, chega um momento em que a pessoa percebe que não está sendo autêntico. Descobre que tenta ser político. Aí a conversa boa acabou. Só vão falar com você se quiserem algum tipo de vantagem. Para se relacionar bem é preciso ter esse interesse genuíno, sem fingimentos.
– Tem razão. Seguir essas regras não parece ser tão difícil. Vou praticar.
Resumo das superdicas:
– Demonstre que ouve com interesse
– Aprenda a contar histórias curtas e interessantes
– Desenvolva o lado espirituoso e bem-humorado
– Faça perguntas fechadas ou abertas, dependendo da resposta que deseja
– Tenha interesse verdadeiro pelas pessoas
Copyright ® 2022 | Colégio Sapucaia | Desenvolvido por Create Comunicação
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |